A prefeitura de Lucas do Rio Verde finalizou as instalações da Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC) – Container de Castração e, com isso, deu início nos cadastros para solicitação de castração dos animais. A solicitação do procedimento deve ser feita exclusivamente no site da prefeitura.
As instalações foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira, com a presença de autoridades do município, como o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o vereador Wlad Mesquita, representando a Câmara Municipal, Thaiana Rezende Bertoldo, representando a Alpatas, além da imprensa, servidores municipais e representantes de entidades.
De acordo com a pasta, a grande população de animais de rua é um problema de saúde pública e, mesmo que o abandono seja crime, a prática, assim como maus-tratos, ainda é muito comum. Para evitar o agravamento destes problemas, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá início ao Programa de Castração, com a intenção de controle de natalidade de cães e gatos .
O procedimento de castração será realizado por meio da parceria com a Associação Luverdense de Proteção, Adoção e Tratamento de Animais sem Lar (Alpatas). “Essa já é uma reivindicação de longa data e, através das campanhas de vacinação, conseguimos acompanhar o crescimento da população de animais no município. Só temos a agradecer a Alpatas, que irá ajudar e muito o poder público com essa grande necessidade”, celebrou Marcio Pandolfi.
“Foi um processo bem longo, estamos trabalhando desde o início do ano, tivemos idas e vindas de documentos, atraso nas licitações por parte das empresas, que ficaram sem alguns equipamentos por conta da pandemia, mas deu tudo certo no final”, explicou Suzana Romancini.
O projeto de castração de cães e gatos atenderá, inicialmente, proprietários ou tutores de cães e gatos, com baixa renda comprovada, animais abandonados em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde. Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Alpatas.
Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura Municipal. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone. O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar.