O poder executivo municipal determinou dispensa de chamamento público, visando a execução de termo de convênio com a Associação Filhas de São Camilo, em apoio às atividades de acolhimento integral a idosos entre 60 anos ou mais (com diversos graus de dependência), no Lar Madre Vanini. O processo, oficializado ontem no portal da transparência, conta com recursos próprios da secretaria municipal de Saúde e emendas impositivas oriundas da Câmara Municipal de Vereadores, totalizando R$ 580 mil em investimentos. Atualmente, o local abriga 57 pessoas.
De acordo informações do edital, a parceria contribuirá com o pagamento de salários e respectivos encargos sociais da equipe de profissionais na unidade, entre médico, três enfermeiras, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde (que atende de forma quinzenal). A associação ainda dispõe de 15 cuidadoras, nutricionista, fisioterapeuta, equipe de apoio administrativo e voluntários (alunos ou estagiários dos cursos de fisioterapia e psicologia, pertencentes a universidades locais).
Também está entre as metas fortalecer as ações voltadas a garantia da alimentação saudável, espaço higienizado e atividades pedagógicas e educativas direcionadas (que auxiliam nas funções da memória, atenção, concentração e coordenação motora), conforme plano de ações definido pela AFSC. O lar ainda provem o atendimento individualizado através de atendimentos no ramo de assistência social, reforçando os vínculos familiares dos assistidos.
No documento oficial, é destacado que a instituição conta com posto de enfermagem, onde há o armazenamento e o controle dos medicamentos dos idosos, garantindo acompanhamento estruturado em necessidades médicas de cunho regular. Para possíveis melhorias futuras, a associação ressaltou a necessidade de uma sala de fisioterapia maior e área específica para atividades de recreação, pois algumas são realizadas em partes externas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.