A prefeitura de Vera pretende repassar os 13,9 mil kilos de arroz, doados, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para moradores carentes e pequenos produtores. A secretária de Administração e Finanças, Aparecida Chiodi, assinou o termo de recebimento do arroz, acompanhada pelo assessor Jurídico da prefeitura, Arlindo Vogel, durante solenidade em Sinop. "A carga ainda vai vir para Vera, está em um silo em União do Sul (130 km de Sinop). Parte do arroz vamos doar para famílias carentes que necessitam desta ajuda e outra parte, sementes, possivelmente vamos destinar aos pequenos produtores para replantio", explicou.
Além de Vera, municípios como Cláudia, Sorriso e Itaúba, que decretaram estado de emergência devido as fortes chuvas no início do ano, receberam algunas toneladas de arroz que foram apreendidas por terem sido plantadas em fazendas que estavam embargadas pelo Ibama devido a problemas ambientais. As prefeitura tiveram que comprovar a situação de calamidade, com o decreto publicado na Associação dos Municípios Mato-grossenses (AMM)
Segundo o superintendente do Ibama, Marcus Keyne Lima, o plantio em áreas embargadas já havia sido feito e foi feito acompanhamento da acolheita e, depois, o arroz foi estocado em silos em União do Sul e Santa Carmem.