PUBLICIDADE

Prefeitura de Várzea Grande apoia TRE para aumentar número de eleitores que farão biometria

PUBLICIDADE

A prefeita Lucimar Campos reuniu-se com o vice–presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Pedro Sakamoto, juízes eleitorais Luiz Veras Gadelha, João Bosco e Carlos Luiz Rondon decidiram unir esforços para reforçar o recadastramento de todos os eleitores na segunda maior cidade de Mato Grosso, bem como realizar a biometria que é a inserção dos dados pessoais de cada um dos eleitores para liberação da urna eletrônica para a votação através da impressão digital de um dos 10 dedos da mão de cada um.
 
Eles discutidos assuntos como controle social e recadastramento eleitoral por biometria e estratégias para alcançar a meta de 100% de eleitores recadastrados no município e farão termo de cooperação técnica para a cedência de pessoal, por parte da prefeitura, para agilizar e contribuir para que o processo de revisão de eleitorado seja cumprida a biometria.
 
Dos 179 mil eleitores cadastrados, em Várzea Grande apenas 41 mil realizaram a revisão e a atualização com a biometria. 138 mil ainda devem cumprir esta determinação, que é obrigatória. O prazo para o alcance da meta de 100% de revisão, atualização e cadastro biométrico vai até 2 de fevereiro de 2018.  
 
Além desse reforço em mão de obra para a revisão do eleitorado de Várzea Grande, a prefeitura fará, em seus mutirões, como o Prati-Cidade, com o apoio das secretarias de Assistência Social e Educação, chamamento da população para realização dos agendamentos para a atualização. “Como o acesso ao agendamento é feito via internet, vamos aproveitar esses momentos em que reunimos a população para conscientizá-la dessa obrigatoriedade e dever civil, bem como alertar para a importância em se apresentar no dia do agendamento, no local, data e horários determinados”, disse a prefeita.
 
Segundo o desembargador, o TRE ampliou a capacidade de atendimento para Várzea Grande, o que trará mais agilidade e comodidade aos eleitores que agendarem seu atendimento. Foram instalados mais cinco guichês na Central de Atendimento ao Eleitor, na Avenida Couto Magalhães, e mais dois no cartório eleitoral do bairro Cristo Rei. Sakamoto aproveitou a reunião para ratificar que os eleitores não estão sendo convocados para fazer apenas a biometria, e sim, para revisão e atualização do título de eleitor. “É uma obrigação civil e que nessa oportunidade se realiza a biometria”.

 A prefeita Lucimar Sacre de Campos designou a procuradora do Município, Sadora Xavier e o secretário de Governo, César Miranda para providenciarem os encaminhamentos no sentido de atender as solicitações da Justiça Eleitoral. O secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Veríssimo de Campos ressaltou como fundamental para a consolidação da democracia o cadastramento e os itens de segurança como a biometria. “Nada é mais importante em uma democracia do que validar a vontade popular e ela só pode ser feita através do voto livre e democrático, portanto, e existem maneira de confirmar e validar o voto elas são bem vindas”, disse Jayme.
 
Quem perder o prazo da revisão estará sujeito, além de multa, as perdas de alguns direitos civis como cancelamento do título de eleitor, impedimento para emissão de passaporte, impedimento em posse de cargos.

A Central de Atendimento ao Eleitor, que pertence à 20ª e à 58ª zonas eleitorais, funciona na Avenida Castelo Branco, número 47, centro, e está aberta das 8h às 18h.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE