A secretaria municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop está oferecendo um treinamento de capacitação para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para representantes de 12 municípios do Norte. O foco é tornar a identidade do trabalhador mais segura e com menos possibilidade de fraude. A expectativa para Sinop é que a primeira carteira digital seja emitida hoje quando o serviço passa a ser disponibilizado pelo Sine.
Além de conhecer cada modificação no documento, aprenderão, ainda, a sua nova forma de emissão pelo sistema do Ministério do Trabalho e Emprego. A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop, Jose Tomasi Palmasola, explicou que "Sinop é polo na prestação de serviços para vários municípios do Nortão" e que foram "servidores do Sine para capacitação e, então firmar uma parceria com superintendência regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso para capacitar as cidades vizinhas (Marcelândia, União do Sul, Nova Monte Verde, Nova Guarita, Paranaíta, Nova Canaã do Norte, Terra Nova do Norte, Colíder, Apiacás, Cláudia e Itaúba)". A prefeitura de Sinop está arcando com todos os custos da capacitação.
A nova carteira tem validação on-line, dos dados do trabalhador direto no sistema da Caixa Econômica Federal, ajuda a evitar fraudes e proporciona mais segurança no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. Vem com as páginas costuradas, o que evita a soltura e o desprendimento durante o manuseio e o tempo de uso. Além disso, a parte de identificação civil vem toda plastificada e a foto já é digitalizada, evitando, assim, que o trabalhador tenha qualquer custo com a emissão da nova Carteira, ou seja, não haverá necessidade de pagar a foto 3×4.
A informação é da assessoria