PUBLICIDADE

Prefeitura de Cuiabá abre 3,3 mil vagas na educação infantil em três anos

PUBLICIDADE

Nos últimos três anos e cinco meses, foram criados 3,3 mil novas vagas para a educação infantil na rede municipal, ampliando o atendimento nas creches e pré-escola. Essa ampliação foi possível com a entrega de 14 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), construídos em vários bairros da capital.

Conforme destaca a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, no início de 2013, a rede municipal de Educação contava com apenas um CMEI, localizado no bairro Liberdade, região Sul de Cuiabá, com atendimento a 240 alunos de 0 a 5 anos. “Ampliamos o número de unidades em 13 bairros, principalmente na região Sul e Norte, onde a demanda de alunos nessa faixa etária é bem maior”.

Os 14 novos CMEIs beneficiam os bairros Pedra 90, onde foram construídas duas unidades; o Passaredo, Areão; Paiaguás; Centro América; CPA 4; Três Barras; 1º de Março; Jardim Imperial; Jardim Vitória; e os residenciais Real Parque, Alice Novack e Salvador Costa Marques.

A secretária Marioneide Kliemaschewsk explica ainda que até o final do ano mais sete centros municipais de educação infantil serão inaugurados em Cuiabá, criando mais 1.680 vagas para atender crianças de até 5 anos.

Cada CMEI, com exceção do Jardim Vitória, possui área total construída de 1,3 mil metros quadrados, contendo seis salas pedagógicas e dois berçários, cozinha, lactário, sala de leitura, refeitório, playground, além da área administrativa. Toda essa estrutura tem capacidade para atender 240 crianças até 5 anos, sendo 100 dessas vagas destinadas para a pré-escola (alunos de 4 e 5 anos) e as demais vagas para creche (crianças menores de 4 anos).

O CMEI do Jardim Vitória possui área total construída de 781 metros quadrados, com quatro salas pedagógicas, brinquedoteca, cozinha, lactário, refeitório, playground e área administrativa. Essa unidade atende 120 crianças até 5 anos.

Essas unidades educacionais foram construídas com toda a estrutura necessária para atender cada fase da educação infantil, desde o berçário até a pré-escola. “Além de serem construídos com padrão de qualidade, também são equipados com material pedagógico, móveis e equipamentos de acordo com a idade da criança, oferecendo aos profissionais o apoio necessário para cuidar e educar as crianças na primeira infância”, observa a secretária.

As mudanças e os investimentos no setor da Educação de Cuiabá são reconhecidos não só pelos profissionais, mas também pela própria população, que depende dos serviços prestados pela Prefeitura. “Tenho 17 anos de serviços prestados à educação do município e posso garantir que nunca esse setor foi tão priorizado como agora”, enfatiza a diretora do CMEI Governador José Garcia Neto, Eliana Antiga.

“Confesso que nunca vi uma unidade de ensino como essa em toda a minha vida. Tudo aqui é lindo e muito bem equipado. Eu me sinto segura em deixar meu filho aqui, pois sei que ele estará em segurança e com todo o conforto que necessita para receber uma boa educação”, elogia Claudiene Alves, mãe de uma menina de 1 ano e 3 meses, se referindo ao CMEI Governador José Garcia Neto, construído no Residencial Salvador Costa Marques.

“Colocar o filho em uma unidade como essa, com uma estrutura de primeira qualidade, é o sonho de qualquer mãe. Estou muito feliz por conseguir uma vaga para o meu filho aqui”, ressalta a vendedora Andrea de Souza Alves, após matricular seu filho no centro Municipal de Educação Infantil Manoel de Barros, no bairro Jardim Imperial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE