O poder público em Alta Floresta definiu dispensa de licitação para credenciamento de clínicas ou hospitais de cunho veterinário, com foco em promover a castração de cães e gatos de ambos os sexos, com tutores ou em abandono no perímetro urbano. O certame está previsto para dia 27 e serão destinados R$ 149 mil – recursos próprios.
Conforme o documento oficial, ambos os procedimentos de ovariosalpingohisterectomia e orquiectomia (canina e felina) contarão com avaliação clínica e orientação dos cuidados pré-cirúrgicos, esterilização pelas técnicas específicas e acompanhamento posterior (incluindo medicação antimicrobiana e analgésica, realização de curativos e mais)
A prefeitura avalia que o alto índice de reprodução dos animas em situação de rua tem expandido a transmissão de zoonoses e gerado acidentes em meio ao tráfego de veículos urbanos. Devido à dificuldade na implantação de medidas resolutivas em tempo hábil, a esterilização cirúrgica é cogitada como a opção mais eficaz no controle populacional. A contratação se faz necessária pois, atualmente, a prefeitura tem apenas um médico veterinário habilitado para tratar de animais com pequeno porte.
Outra medida tomada juntamente com a Associação Protetora Amamos Animais de Alta Floresta é a realização das campanhas “Meu Pet Amigo”, criando diretrizes para realização da semana de castração, bem como tutelar os animais em situação de maus tratos. Serão feitas cerca de de 474 procedimentos, conforme a autorização do órgão municipal.