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Prefeitura contrata estudo para avaliar possível mudança no trânsito de Lucas do Rio Verde

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Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura de Lucas do Rio Verde está com licitação aberta para contratação de uma empresa que irá fazer um estudo de circulação de tráfego. O material pode subsidiar uma eventual mudança no trânsito local, com implantação de um sistema binário (de mão única) em algumas vias e de um terminal de integração para ônibus.

A empresa que vencer a licitação deverá “estudar” o quadrante formado pelo Parque dos Buritis e pelas avenidas Amazonas (marginal direta da rodovia BR-163), Goiás e Tocantins. Para isso, deverá fazer contagens do tráfego em onze pontos, durante 14 horas (das 6h às 20h).

Em seguida, a empresa irá recomendar um modelo de transporte para toda a área em estudo, “de forma a reproduzir o comportamento e as condições do trafego mediante diferentes cenários para que sejam identificados, de maneira adequadamente abrangente e precisa, os indicadores de desempenho de cada alternativa proposta”.

A prefeitura quer que o estudo permita um “diagnóstico” da circulação na área, de maneira a permitir uma “comparação entre a situação atual e os cenários alternativos”. Estes, conforme o edital, deverão considerar a alteração do plano de circulação das avenidas Paraná e Tocantins, em todo o trecho entre as avenidas Goiás e Tocantins, com “a implantação de um sistema binário” e “terminal de integração do sistema de transportes coletivos na Praça dos Migrantes, acompanhada de circulação em mão única nas ruas Chapecó e Tapera, de forma a criar um rotor no entorno da praça”.

A prefeitura exige ainda que o estudo permita identificar “as intervenções viárias necessárias que visem não só mitigar qualquer problema de circulação e segurança detectado, tais como formação de congestionamentos e conflitos entre veículos e pedestres, mas também otimizar/priorizar o sistema de transporte público para redução do tempo de viagem das linhas de ônibus”. As mudanças podem incluir, por exemplo, alterações na circulação, fechamento de vias para uso exclusivo de ônibus ou pedestres, supressão de estacionamentos, implantação de semáforos e modificação de sinalização.

As propostas das empresas interessadas em realizar o estudo serão recebidas no dia 13 de novembro.

Só Notícias já havia adiantado que a prefeitura de Lucas tinha encomendado um estudo de viabilidade para embasar a definição do local para a construção do terminal de integração para ônibus urbanos no município. A obra foi licitada em  ainda durante a gestão do ex-prefeito Otaviano Pivetta, porém, ainda não saiu do papel, em razão da falta de consenso sobre o local para construção.

Em setembro, a prefeitura determinou a paralisação do contrato por 120 dias. Na justificativa, a administração apontou que o objetivo era proceder “com os atos administrativos que motivaram a paralisação”.

A construção do terminal de integração foi licitada em 2016. O contrato assinado com uma empreiteira, no entanto, já foi paralisado cinco vezes. No documento consta que a obra seria feita no centro. O valor da proposta apresentada pela empresa foi de R$ 175 mil. Já a execução teria um prazo de 90 dias.

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