A prefeitura de Matupá (200 quilômetros de Sinop) assinou contrato com uma empresa que vai elaborar os projetos arquitetônicos para implantação de três novos lagos no município. O novo empreendimento será desenvolvido nas áreas publicadas da Zona Paisagística (ZP) 002.
A empresa terá que definir a concepção (formato) e metragem de cada lago com “a devida hierarquização dos espaços nos entornos”, determinar as áreas verdes que envolverão preservação permanente e áreas para tratamento paisagístico, propor a hierarquia de circulação com vias para pedestres, ciclovias e estacionamentos, além de definir e indicar os equipamentos urbanos que integrarão os espaços coletivos de lazer, cultura e entretenimento.
O escritório contratado terá três meses para entregar à prefeitura a planta de implantação geral de cada um dos lagos, cortes e detalhes gerais em escalas adequadas e o memorial descritivo. O produto final, segundo a prefeitura, será um “plano de urbanização / projeto arquitetônico que demonstre a concepção geral do projeto, seus equipamentos urbanos e suas funções”.
Na justificativa da licitação, a prefeitura destaca que a “obra proporcionará à população local uma boa integração as áreas já existentes, contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico da região, tornará a região melhor estruturada e organizada, proporcionará às famílias moradoras do local benefícios socioeconômicos, dando aos seus moradores um padrão mais humano de vida, principalmente no campo da infraestrutura e saúde”.
Na licitação a prefeitura previa um valor máximo de até R$ 186 mil para elaboração dos projetos. A empresa contratada, no entanto, venceu o certame com proposta de R$ 157 mil.