O trânsito da BR-163, no perímetro urbano do município de Nova Mutum, será desviado pela perimetral das Samambaias nos próximo dez dias. Este é o prazo estimado para a conclusão das nove lombadas que estão sendo construídas pela Prefeitura de Nova Mutum na rodovia federal. Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos dirigiu-se para o local hoje de manhã, para iniciar efetivamente os trabalhos.
De acordo com informações da secretária municipal de Administração, Telma Pinheiro Saravy, o DNIT encaminhou uma autorização por escrito, liberando a execução da obra. Segundo ela, a Polícia Rodoviária Federal – PRF, Delegacia do Posto Gil, esteve em Nova Mutum e aconselhou o desvio do trânsito pela perimetral. A PRF também sugeriu que as lombadas sejam construídas de forma simultânea, de maneira que a conclusão dos trabalhos seja rápida.
As lombadas serão construídas em concreto armado com revestimento de massa asfáltica usinada. Segundo o arquiteto Luiz Alberto Castilhos, que está coordenando a equipe de trabalho, as lombadas terão 10 cm de altura por 3,70 metros de largura. Para ultrapassar, os veículos terão que reduzir a velocidade para cerca de 10km/h. A Secretaria de Obras também irá fazer a sinalização indicativa das lombadas, assim como a pintura das faixas de travessia, tanto para pedestres como para ciclistas.
Em razão do desvio pela Perimetral das Samambaias, a prefeitura está solicitando a comunidade e aos comerciantes com estabelecimentos ao longo da referida rua, que evitem estacionar no local, facilitando assim o fluxo dos veículos.