A Secretaria Municipal da Cidade apresentou, nesta quarta-feira, o Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), que vem sendo preparado desde julho de 2018 por uma empresa especializada em trânsito e transporte. Entre as propostas apresentadas para melhorar e fluidez estão a implantação de binários, de um parque semafórico com “ondas verdes” e a revitalização da avenida Natalino João Brescansin.
Os binários, que consistem na implantação de mão única em vias paralelas, funcionando como uma grande avenida, vão funcionar entre as seguintes vias: avenidas Luiz Amadeu Lodi e Otávio Souza Cruz; perimetral Sudoeste e a rua Lupicínio Rodrigues; perimetral Sudeste e avenida Idemar Riedi (marginais da BR 163); perimetral Noroeste e avenida Santa Maria; perimetral Nordeste e rua Vinícius de Moraes.
O secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, explica que a primeira alteração efetiva já começa na próxima terça-feira (30), com a implantação dos binários da BR-163, cuja execução está sendo conduzida pela concessionária que administra a rodovia federal. “Na sequência, a administração deve executar os binários das marginais da Área Verde Central e da Sudoeste com a Lupicínio Rodrigues”, lista o gestor.
Outra medida proposta pela empresa é a implantação de semáforos no lugar de rotatórias nas avenidas Porto Alegre, Blumenau, Curitiba, Tancredo Neves, Natalino João Brescansin e Brasil. Segundo o estudo, estas avenidas apresentam problemas de geometria e não comportam a aproximação de mais de dois veículos, o que causa aumento do congestionamento e acidentes. “Para tanto, serão instalados novos semáforos, que serão interligados e temporizados”, acrescenta Ednilson.
Outra mudança proposta pelo PAIT, mas ainda sem previsão de ser colocada em prática, é a revitalização da avenida Natalino João Brescansin, que passará a ser de mão única desde seu início na Perimetral Sudeste até a Praça da Juventude, no sentido BR 163/Praça da Juventude. Somente um pequeno trecho será mantido de mão-dupla, entre a Rua das Videiras e a Avenida Otávio Souza Cruz, por conta do hospital instalado na região.
“O estudo nos proporcionou avaliar com clareza nossos principais gargalos e propôs ações para, efetivamente, melhorar o fluxo do trânsito em nosso município”, comentou o secretário, por meio da assessoria, acrescentando que as mudanças serão implantadas de maneira gradativa, levando-se em conta a disponibilidade orçamentária e também a adaptação dos usuários do trânsito a estas alterações.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil do município, Felipe Dias Mesquita, reforçou que é importante que todos os usuários do trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas, mantenham-se atentos à sinalização vertical e horizontal. “Assim que as mudanças começarem, os agentes de trânsito farão ações orientativas, mas vale lembrar que, a partir de implantada a nova sinalização, ela deve ser rigorosamente cumprida, sob pena de multa”.
A apresentação foi feita no plenário da câmara de vereadores e contou com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo, empresários e estudantes.