A audiência pública para apresentação do Estudo e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV e RIV) das obras do novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá foi realizada, esta manhã. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Alan Resende Porto, explicou que a audiência pública foi convocada para que diante das grandes modificações que a obra já está trazendo para a região, em especial em relação mobilidade urbana, a população pudesse acrescentar suas sugestões e tirar duvidas em relação ao empreendimento, seus impactos e as ações mitigadores que estão e serão adotadas.
“O próximo passo para que possamos consolidar o Estudo e o Relatório de Impacto de Vizinhança, será a aprovação desses documentos junto ao Conselho de Desenvolvimento Estratégico”.
Alan Porto disse que esperava uma participação maior da população já que houve uma ampla divulgação da audiência pública, por meio de carros de som, publicação na mídia e encaminhados convites para lideranças comunitárias e presidentes de bairros da região.
Em relação às sugestões levantadas pela população, praticamente todas ligadas a melhorias na sinalização do bairro e implantação de equipamentos urbanos como abrigos e novas linhas de ônibus, novas vias de acesso entre outras, todas serão encaminhadas a câmara técnica da prefeitura para análise.
O presidente da Associação de Moradores do Ribeirão do Lipa, Benedito Anunciação, os moradores reivindicam neste momento principalmente a melhoria na sinalização do bairro. “Apesar de neste momento a população sentir o impacto negativo das obras, em especial em relação à sinalização e linhas de ônibus, sabemos que com a construção do novo pronto socorro trará benefícios a comunidade. Esperamos que o novo pronto socorro não fique de costas à região daí a necessidade de outros acessos alternativos”.