A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu mais cinco bombas costais de veneno (motorizadas) para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A pulverização, que tem o alcance de aproximadamente 900 metros, está sendo feita com o equipamento dentro dos quintais das residências e em áreas de risco consideradas como pontos estratégicos do município (borracharias, ferros-velhos, oficinas, entre outros).
Conforme o coordenador do Setor de Endemias, Cesário Rocha, os locais são tratados com inseticidas e larvicidas, com o objetivo de eliminar possíveis fêmeas do mosquito, mas a população deve ficar atenta. “Os bloqueios de casos são fundamentais para evitar a proliferação da doença nas imediações. No entanto, a melhor forma de evitar a dengue é não deixando o mosquito nascer. Para isso é necessário ficar atento aos possíveis criadouros, como piscina, canos, calhas, vasos de plantas e outros recipientes que acumulem água”, explica.
Iniciou na segunda-feira, dia 13, a força-tarefa para combater a doença. As equipes estão percorrendo o bairro Jardim Violetas, apontado como o de maior incidência do mosquito Aedes aegypti. Nesta fase, serão realizadas visitas domiciliares de orientação com termo de vistoria e ciência dos moradores e, caso necessário, notificações.
Para auxiliar no recolhimento de lixos dos quintais, seis caçambas, em rotatividade, estão sendo distribuídas pelo bairro para que toda a comunidade possa realizar seus descartes. O mutirão passará por toda a cidade, priorizado os bairros com altos índices do vetor.
A prefeitura também está recebendo denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone.