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Prefeitura abre licitação de R$ 3,2 milhões para transporte do lixo sinopense

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A prefeitura abriu licitação, na modalidade concorrência pública, para contratar uma empresa que ficará responsável pelo transporte do lixo produzido em Sinop até uma área ambientalmente licenciada. O teto do certame é R$ 3,2 milhões (valor variável conforme as propostas que serão apresentadas no dia 19 de março), considerando o transporte de 2,9 mil toneladas por mês.

Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura deve começar a cobrança da taxa de lixo ainda no primeiro semestre. De acordo com a prefeita Rosana Martinelli (PR), a taxa deverá ser lançada junto com o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Estamos nos organizando. Em fevereiro, faremos uma mídia de conscientização para explicar a cobrança. Depois, vamos lançar junto com o IPTU, a partir de março”, afirmou, ao Só Notícias, em janeiro.

De acordo com a lei, criada na gestão do ex-prefeito Juarez Costa (PMDB) e aprovada pela câmara, a prefeitura tinha aval para começar a cobrança após o início dos trabalhos pelas empresas responsáveis por coletar, transportar e encaminhar a uma área ambientalmente correta os resíduos do município. Os valores também já foram definidos em projeto de lei. As empresas começaram a atuar, ainda em 2016.

Atualmente, o lixo é levado para uma área de aterro sanitário no distrito de Primavera (município de Sorriso), que recebe os resíduos de residências sinopenses, com tratamento específico. Segundo a assessoria da prefeitura, Sinop gasta, em média, R$ 35 mil por dia com a destinação de resíduos. Por mês, o município gasta de R$ 900 mil a R$ 1 milhão entre coleta, transporte e destinação.

Ainda conforme a assessoria, o município produz pouco mais de 100 toneladas/dia de resíduo, equivalente a 1 kg por habitante diariamente. 

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