A prefeitura de Lucas do Rio Verde abriu a concorrência pública para conceder uma área de cinco hectares onde será implantado um centro de recebimento de resíduos de podas de árvores, restos de madeira, jardinagem e construção civil. A empresa que vencer a licitação vai poder explorar uma área de cinco hectares, onde já são recebidos os resíduos pela prefeitura.
O prazo de concessão será de cinco anos. A empresa receberá a área e terá até 120 dias para iniciar as atividades. A concessionará terá o direito de explorar comercialmente o centro de resíduos. No entanto, não poderá cobrar quaisquer valores dos produtos a serem recebidos.
As propostas serão recebidas no dia 30 de julho. A avaliação para definir qual será a concessionária será com base em “melhor técnica”, que envolve a avaliação dos equipamentos disponíveis, participação em cursos e palestras e execução de determinadas atividades anteriormente.
Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura, ao justificar a concessão, destacou que o objetivo é dar um destino ambientalmente correto aos resíduos. “Diariamente são geradas toneladas de resíduos orgânicos de podas de árvores, jardinagem, madeira, restos de construção civil, gesso e varrição. Atualmente estes resíduos do município são encaminhados para uma área pública localizada na zona rural. Estes resíduos somam um elevado montante de material, gerando gastos e passivos ao município”.
A administração ainda ressaltou que realiza, através dos contratos com empresas terceirizadas, a poda de aproximadamente 20 mil árvores por ano. “Além disso, devido ao rápido crescimento e expansão urbana do município, com a abertura de novos loteamentos e instalação de novas empresas, a tendência é que esse número se eleve ainda mais. Outrossim, há o aumento na geração de resíduos de construção civil que está associado com o desenvolvimento da cidade. Dessa forma, há a necessidade de criação de um local adequado para o recebimento e processamento destes materiais”.
O centro de recebimento dos resíduos ficará em uma área às margens da MT-449, ao lado do antigo aterro municipal.