Os prefeitos dos 13 municípios que do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa) se reunirão na primeira quinzena de novembro para discutir o seguimento do pacto ambiental e a terceirização da administração da patrulha mecanizada, que está recuperando estradas nos municípios de Sorriso, Vera, Tapurah, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Claudia, Feliz Natal, União do Sul e Santa Carmem.
“No começo do ano, os prefeitos decidiram que o próprio consórcio administraria a patrulha, por ter custo menor. Devido alguns impedimentos via governo do Estado, precisaremos discutir em assembléia, a terceirização, ou não”, disse, ao Só Notícias, o secretário executivo do consórcio, Paulo Roberto Ferreira. “Se repassarmos a administração para alguma empresa, logicamente o custo será maior. Por outro lado, se o Cidesa continuar gerenciando, corre risco de ter algum tipo de problema com o Estado”, declara. A data do encontro e local ainda não estão definidos.
Pelos convênios com o Estado, os consórcios ficariam responsáveis pela fiscalização e 50% da equipe, o governo entrou com o maquinário, combustível, peças de reposição e 50% da mão-de-obra.