Sinop sediará nesta quinta-feira, o ‘Encontro Regional de Habitação’. O evento vai abordar o Planejamento Habitacional do Estado e a construção de moradias para a população de baixa renda por meio do Programa de Subsídio à Habitação (PSH).
Participam o secretário-adjunto de Habitação do Estado, Joaquim Curvo; técnicos locais ligados a setores sociais e de habitação, do Ministério das Cidades, Caixa Econômica e Setecs. Além de prefeitos das cidades de Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Itaúba, Marcelândia, Nova Ubiratã, Santa Carmem, União do Sul e Vera que vão discutir a adesão dos municípios ao PSH.
Em Sinop, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, pretende aderir ao PHS para construir, inicialmente, casas para famílias que ganham até um salário mínimo e já possuem o terreno. “Vamos buscar recursos em vários programas e esferas para atender a população de baixa renda que não possui casa própria, o PSH é uma das modalidades que queremos implantar no município”, disse a secretária de Ação Social Ivone Costa.
O PSH é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de gerar oportunidades da população de baixa renda obter a casa própria por intermédio da concessão de subsídios. Os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), com contra partida do Estado e do Município.