A prefeita de Nova Santa Helena (124 quilômetros de Sinop), Terezinha Guedes Carrara (DEM) decretou emergência devido a forte estiagem na região causada pelo baixo volume das chuvas dos últimos meses. O reconhecimento da situação foi publicado no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Agora, com este procedimento, o município poderá receber recurso do governo federal para ajudar nas ações necessárias definidas no relatório. Porém, não consta na portaria quais danos já foram causados pela estiagem na região e valor que será repassado.
De acordo com o Instituto Climatempo, o município tem enfrentado temperaturas acima dos 40 graus, umidade relativa do ar em 14% e sem previsão de chuva para os próximos 15 dias.
Conforme Só Notícias já informou, ontem à tarde, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reconheceu, o trabalho desenvolvido pelo governo de Mato Grosso para tentar controlar as queimadas no Pantanal, onde foi montada há mais de 40 dias uma estrutura com 2,5 mil profissionais, entre Forças de Segurança, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, voluntários e Exército Brasileiro. Agora, com o reconhecimento do decreto de situação de emergência feito pelo governador Mauro Mendes, serão liberados mais de R$ 10 milhões pelo governo Bolsonaro para ajudar no combate das chamas.