A Pré-Bienal de Bandas do Centro da Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte) começa nesta quinta-feira e vai até domingo, em Nova Mutum. No primeiro dia, serão ministrados cursos para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão, provenientes das tradicionais bandas de música. A proposta é preparar os alunos para atuarem no desenvolvimento e aprimoramento das atividades de educação musical e artísticas de uma banda. A capacitação, voltada a jovens de todas as regiões, contará com professores e mestres do ensino de música profissional, egressos das melhores universidades brasileiras.
Na sexta-feira a domingo, os professores começam a capacitação dos alunos. Os cursos são instrumentação/arranjos musicais (30 vagas), mombardino/Tuba (30), clarineta (30), saxofone (30), trompete (30), trombone (30), regência (45) e percussão (30). As inscrições são gratuitas. “A Funarte tem os braços de atendimento e dentro desses, tem o atendimento a banda de música. No ano passado, eles fizeram uma bienal de banda de música para resgatar as bandas no Brasil, nesse projeto eles lançaram uma pré-bienais, que vão acontecer apenas em algumas cidades brasileiras, uma delas é Nova Mutum”, disse, ao Só Notícias, o maestro Edmar Nascimento, da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum.
“Dentro da mesma discussão chegou-se a conclusão que não adiantava só dar kit de banda sem capacitação. Mandamos convite para o Estado todo porque não é um evento nosso, da escola, estamos recebendo eles. O objetivo é fazer um levantamento para saber quantas bandas tem, como que está, se está viva ou morta, qual dificuldade e mapeamento”, emendou.