O processo de desistência do concurso e restituição da taxa de inscrição detectou 972 pedidos de desistência das pessoas que haviam feito a inscrição para o concurso público do Estado de Mato Grosso. Ao todo, foram 274 mil inscrições realizadas para concorrer a 10.086 vagas.
As desistências representam 0,3% do total de inscritos. Foram formalizadas pelo pedido de devolução do valor da taxa de inscrição deferida do candidato, realizado por meio de formulário junto à Secretaria de Administração de Mato Grosso (SAD-MT).
De acordo com a SAD, os pedidos não serão todos deferidos. O resultado dependerá da análise, ou seja, do preenchimento dos requisitos por parte do candidato. O resultado da análise dos requerimentos será divulgado no dia 08 de janeiro de 2010.
Já o pagamento aos candidatos que tiverem seus pedidos deferidos está programado para o mês de abril de 2010.
O secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto, avalia positivamente a quantidade de pedidos de desistência se comparado ao total de pessoas que se inscreveram para participar do concurso.
“O número de candidatos que pediram a devolução da taxa de inscrição demonstra a confiabilidade do concurso, pois, apesar do ocorrido, estamos trabalhando para que as provas aconteçam tranquilamente”, enfatiza De Vitto, ao dizer que a maneira que o Estado agiu foi a melhor possível.
As provas foram programadas para serem aplicadas em três diferentes datas. A primeira, para o Nível Fundamental, em 31 de janeiro. A segunda, para o Nível Médio, em 21 de fevereiro, e a terceira, para as pessoas que irão concorrer ao cargo de nível superior, no dia 21 de março de 2010.