A secretaria de Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, que é responsável pelo cemitério em Lucas do Rio Verde, divulgou, hoje, que registrou apenas 41% de atualização dos cadastros de túmulos. O prazo para recadastramento dos familiares que possuem entes sepultados, foi prorrogado até 30 de novembro. Pela baixa procura, já que a primeira chamada teve início em abril deste ano e foi finalizada no final do mês de julho. Ao todo são 3.635 sepulturas existentes, amas apenas 1.496 recadastramentos foram realizados.
O motivo do recadastramento é o espaço do cemitério, que precisa ser otimizado em caráter de urgência, já que o local está chegando próximo ao limite.
A secretaria ressalta que o procedimento é obrigatório e tem como objetivo atualizar os dados do município. Caso a atualização não seja feita no prazo, haverá a abertura e retirada dos restos mortais, posteriormente levados ao ossuário municipal.
O recadastramento é obrigatório, previsto no Edital nº 001/2021, publicado em abril deste ano pela Secretaria de Planejamento e Cidade. Nesses termos, os túmulos vazios serão utilizados para novos sepultamentos, conforme a necessidade do Município.
O recadastramento pode ser feito on-line, no site da prefeitura. Para quem não tem acesso à internet ou tem dificuldades para realizar o procedimento, é possível comparecer na administração do cemitério para atualizar o cadastro. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência (do responsável) e a certidão de óbito do familiar.