Mais de três milhões de habitantes. Esta é a atual população residente em Mato Grosso entre as 141 cidades. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), que nesta sexta-feira divulgou os primeiros números oficiais do censo 2010. Os dados definitivos da pesquisa estão na Sinopse do Censo Demográfico. No Brasil, a população é de 190.755.799 habitantes, com as regiões Norte e Centro-Oeste apresentando maior crescimento populacional.
No Estado, o número exato (oficial) de habitantes, conforme mensurou o IBGE, chega a 3.035.122 pessoas. Em relação ao ano de 2000, quando pesquisadores do órgão coletaram informações para o censo da época, houve um incremento de 21% na quantidade de moradores em Mato Grosso. Naquele ano, o Estado contava com uma população de 2.502.260 milhões de moradores.
A taxa de crescimento verificada em Mato Grosso foi a maior quando levado em conta o crescimento da população nos demais membros do Centro-Oeste brasileiro: Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, na década de 2000 a população aumentou na ordem de 18%, passando de 2 milhões para 2.449 milhões. Já em Goiás, ao término de 2010 eram mais de 6 milhões de moradores. Em 2000, outros pouco mais de 4,9 milhões.
O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística constatou que entre 2000 e 2010 o crescimento populacional não ocorreu de maneira uniforme entre as grandes regiões e as unidades da federação. Conforme o IBGE, as maiores taxas médias geométricas de crescimento anual foram observadas nas regiões Norte (2,09%) e Centro-Oeste (1,91%), onde a componente migratória e a maior fecundidade contribuíram para o crescimento diferencial.
As regiões mais populosas foram a Sudeste (com 42,1% da população brasileira), Nordeste (27,8%) e Sul (14,4%). Norte (8,3%) e Centro-Oeste (7,4%) continuam aumentando a representatividade no crescimento populacional, enquanto as demais regiões mantêm a tendência histórica de declínio em sua participação nacional, informou o IBGE.
O instituto confirmou ainda que os estados mais populosos do Brasil – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná – concentram, em conjunto, 58,7% da população total do país. São Paulo é o estado com a maior concentração municipal de população, onde os 32 maiores municípios (5,0%) concentram quase 60,0% dos moradores do estado. A menor concentração acontece no Maranhão, onde a população dos 11 maiores municípios, que também representam cerca de 5,0%, corresponde a 35,4% do total do estado.
Leia ainda
Censo do IBGE aponta aumento no número de cidades criadas em MT
IBGE aponta que Mato Grosso tem mais homens do que mulheres