A ponte de madeira, conhecida como ponte do machado, no rio Teles Pires, na estrada Irene, a 20 quilômetros do centro de Sinop, começou a ser desmanchada nesta 5ª feira. O trabalho deve ser concluído neste final de semana. “A retirada da ponte foi discutida previamente com os principais usuários dela, foi precedida de depósito judicial do valor indenizatório ao respectivo proprietário, considerando que se trata de ponte particular, está respaldada em decisão judicial autorizando o ingresso da Sinop Energia no imóvel para realização dos trabalhos preparatórios ao enchimento do lago da Usina Hidrelétrica Sinop”, informa a assessoria.
Também houve autorização da SEMA (secretaria estadual de Meio Ambiente), “levando em conta, dentre outros fatores, que não é possível a permanência da ponte porque foi construída anteriormente sem atendimento dos requisitos de engenharia, segurança, ambiental e regulatórios estabelecidos pela Agência Nacional de Águas”.
A ponte é usada para acesso de áreas onde é extraída matéria prima para empresas do setor de cerâmica fabricarem tijolos e telhas. Agora, sem a ponte, as empresas, donos de fazendas e demais usuários vão usar estradas vicinais alternativas e também pela rodovia estadual MT-222. A estimativa é que o trajeto seja 60 km maior pelas rodovia estadual.
Usuários da ponte chegaram a pedir apoio da câmara municipal para evitar que ela fosse desmanchada.