A ponte de madeira sobre o rio Apuí, localizada na MT-208, no Trevo do Ceará, entre os municípios de Nova Monte Verde e Alta Floresta, que teve parte considerável de sua estrutura danificada por um incêndio no final do mês passado, deve ser reconstruída nos próximos dias. A previsão é do secretário de Obras de Nova Monte Verde, Edney Carro. “Vai ser construída uma nova ponte, por meio de uma parceria firmada com as prefeituras de Nova Bandeirantes e Apiacás. Uma parte da madeira será doada. A verba para comprar o restante dos materiais será viabilizada pelos três municípios”, adiantou, ao Só Notícias.
O tráfego na rodovia chegou a ficar interditado após o incêndio, no entanto, um desvio foi aberto e o fluxo de veículos até a que a ponte seja reconstruída deve continuar normalmente. “Está passando qualquer veículo, até mesmo caminhão”, avisou Edney.
Não há ainda estimativa de quanto será gasto na nova estrutura. A previsão é que fique pronta em 20 dias.
Conforme Só Notícias já informou, o fogo teve início durante a madrugada e só foi controlado de manhã, com o auxílio de um caminhão pipa. O acesso entre Monte Verde e Alta Floresta ficou interditado. Ainda não está confirmado se o incêndio foi criminoso. O objetivo da ação, segundo informações extraoficiais, seria um protesto contra as condições precárias da ponte.
No mês passado, outras duas estruturas, ambas localizadas na MT-183, em Aripuanã, foram incendiadas. Esta rodovia estadual liga este município a Juína, via Comunidade Morena. Também há a suspeita de que o incêndio nas pontes tenha sido provocado por alguma pessoa descontente com a atual situação das mesmas, que apresentavam riscos, principalmente, com o tráfego de veículos pesados.
Até o momento, nenhum suposto responsável pelos incêndios foi localizado.