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Ponte cede e interrompe ligação entre Mato Grosso e Goiás

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A ponte sobre o Rio Araguaia entre as cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, que formam a divisa entre Mato Grosso e Goiás, está parcialmente interditada. Uma parte do aterro da cabeceira da ponte que liga Barra a Pontal cedeu, no final da tarde desta sexta-feira. Segundo as primeiras informações, apenas uma pista está sendo usada, ainda assim somente para veículos leves, motos e bicicletas. Caminhões e ônibus estão sendo retidos – gerando grandes transtornos e prejuízos ao setor de transportes.

Não há ainda previsão para que o tráfego seja normalizado na região. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit) já foi acionado pela Polícia Militar e deverá enviar ainda neste final de semana uma equipe para fazer avaliação e iniciar os trabalhos de recuperação da cabeceira. Até lá, caminhões e ônibus deverão ser desviados para passagem entre os dois estados pela cidade de Alto Araguaia.

A ruptura da cabeceira se deve ao excesso de chuvas, mas também a falta de conservação das pontes. Há anos que as duas pontes que faz a ligação entre as três cidades não recebe atenção por parte das autoridades governamentais. O tráfego no local é intenso. Em Pontal do Araguaia existe uma barreira fazendária. Na maior parte do tempo, as duas pontes recebem caminhões de cargas, que ficam horas parados a espera da liberação para seguir viagem. O problema é considerado crônico pelos moradores de Barra do Garças, que já encaminharam diversas reclamações aos governantes.

Na gestão de Wanderlei Farias como prefeito de Barra do Garças, o Governo Federal chegou a liberar recursos para a construção de um anel viário com a finalidade de desafogar o trânsito de veículos pesados pelas duas pontes. A obra, no entanto, nunca saiu do papel.

Em dezembro passado, o Diário Oficial da União publicou extrato de contrato assinado pelo Dnit, para execução de serviços de restauração e melhoramento das rodovias BRs 163/364, em Mato Grosso e de manutenção rodoviária da BR-070, em Goiás. O contrato previa reparos no trecho entre a divisa de Goiás com Mato Grosso. Já os serviços de conservação e recuperação da BR-070 em Goiás serão executados no trecho da divisa de Goiás com o Distrito Federal, segundo o contrato.

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