O secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão, participa, amanhã, às 14h, no auditório da Fiemt, da solenidade de abertura do workshop "Subsídios e Proposições para a Formulação de uma Política Industrial Sustentável para a Amazônia". O evento é uma iniciativa do Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem).
Durante o seminário serão discutidos temas importantes para o desenvolvimento sustentável da atividade florestal na Amazônia brasileira e participação do setor na Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, evento que reunirá líderes do mundo todo, para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. A Rio+20 acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.
Entre os temas estarão em pauta durante o workshop estão o diagnóstico dos complexos produtivos da Amazônia, e os fatores críticos e demandas dos complexos produtivos. Estarão participando dos debates, o diretor do Departamento de Industrias Intensivas em Mão-de-Obra e Recursos Naturais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Otávio Bezerra Prates; o presidente do Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal, Geraldo Bento; o presidente do Cipem, João Baldasso e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir José Milan e o doutor em economia e política florestal, Joésio Deoclécio Pierin Siqueira.
O Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal, com sede em Brasília (DF), é a entidade que representa o setor em todo o Brasil e, atualmente, é presidido pelo empresário mato-grossense Geraldo Bento, de Juína (MT). O Fórum Nacional tem desenvolvido ações em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI),e discute com o Sebrae ações para o desenvolvimento do setor.