Os pertios da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) passam a contar com uma câmera fotográfica microscópica de alta resolução, para captura de imagens em comparadores balísticos. Com o equipamento e o software, a expectativa é a obtenção de maior precisão na obtenção das imagens e qualidade dos laudos periciais, explicou o gerente do setor, Emivan Batista. De janeiro até ontem a gerência produziu 1.047 laudos periciais de balística de todo Estado e com o novo equipamento deve avançar mais.
"Tínhamos três comparadores Balísticos, entretanto a captura de imagens era feita em apenas dois, pois em um deles (o mais antigo), não possuía câmera e software de captura de imagens. Agora com a aquisição desta câmera podemos capturar as imagens em todos os comparadores da Gerência, sendo possível trabalhar em três laudos periciais simultaneamente, capturando as imagens para anexar aos Laudos", afirmou. O valor total do contrato de aquisição e instalação do equipamento custou R$ 29, 6 mil.
O exame de cmparação balística consiste na análise macro e microscópica dos sinais e deformações produzidas durante o atrito entre o projétil e o cano da arma após o disparo, que são como impressões digitais capazes de identificar se os projéteis são provenientes da mesma arma. No processo de comparação, normalmente busca-se a produção de padrões de confrontos, obtidos com a arma suspeita, através de tiros realizados em stands de balística. Após a coleta, os projéteis são submetidos à comparação.