Policiais do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental resgataram dez animais silvestres em situação de abandono ou vivendo em condições impróprias. Os resgates ocorreram durante patrulhamento terrestre e fluvial, no último fim de semana, em regiões ribeirinhas urbanas e rurais de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger.
No quintal de uma residência do bairro Despraiado, em Cuiabá, foi capturada uma família de gambás, a mãe com três filhotes. Não se sabe como os animais chegaram ao local, porém moradores acionaram o Batalhão Ambiental informando a presença deles. Já no São João Del Rei, região do Coxipó, também em quintal, havia um tamanduá.
No Parque Atalaia uma espécie de iguana teve de ser socorrida e levada para o abrigo do Centro de Triagem e Tratamento do Batalhão. Em outro extremo da cidade, em um dos bairros mais nobre de Cuiabá, o Santa Rosa, ocorreu a captura de uma cobra caninana. Apesar de não ser venenosa, essa serpente corre o risco de ser morta, especialmente por ser uma espécie que intimida pelo tamanho (pode passar de 2,5 metros) e agilidade.
Já na cidade de Santo Antônio de Leverger, em uma casa à margem do rio Cuiabá, havia uma cobra da espécie Jibóia. Uma coruja e um urubu foram apreendidos em outras regiões.
Todos os animais estão sob cuidados do Batalhão em unidade mantida em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e deverão ser devolvidos à natureza quando estiverem em condições de sobreviver em habitat natural.