Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal, Federal, Penal e Sistema Sócio Educativo que compõem sistema de segurança Pública realizarão, neste segunda-feira, uma paralisação das 1h às 15h para exigir a vacinação contra a Covid-19 aos trabalhadores que atuam diretamente na linha de frente (trabalho essencial e indispensável) em atendimento à sociedade e que não podem se eximir de seu dever constitucional, permanecendo em casa.
A mobilização é uma ação organizada pela União dos Policiais do Brasil (UPB), entidade que congrega mais de diversas associações e sindicatos de agentes de segurança pública do país.
Apesar da enorme exposição e quantidade de óbitos registrados em todo país, os profissionais da Segurança Pública não são considerados pelo Governo Federal como público prioritário para receber o imunizante.
Outro ponto que motiva a manifestação é referente ao desmonte da Segurança Pública, com a edição, primeiramente da PEC 186 (do governo Federal e aprovada pelo Congresso Nacional) e agora com a Reforma Administrativa (PEC 32) que já está tramitando na casa Legislativa Federal, que irão usurpar direitos fundamentais conquistados.
O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais estará realizando a manifestação em frente à Sede da Superintendência Regional da PRF, em Cuiabá. Em todas as Bases Operacionais do estado também ocorrerá essa manifestação.