PUBLICIDADE

Polícia Militar de Sinop começa a operar com rádio digital para evitar interferência criminosa

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (fotos: Só Notícias)

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, entregou, há pouco, no 3º Comando Regional, rádios digitais para reduzir os índices de criminalidade já que os equipamentos conseguem impedir que outras pessoas copiem frequência ou escutem conversas das forças de segurança. O investimento faz parte de um aporte de R$ 20 milhões que foram destinados ano passado para o setor. Como medida de proteção, a quantidade de rádios destinados para Sinop, não foi informada.

“A implantação do rádio digital é uma obrigatoriedade nos comandos regionais, ano passado tivemos implantações na baixada cuiabana, em Rondonópolis e, esse ano, está caminhando para Sinop. Foi o primeiro passo desse grande projeto que é estruturante. Até ano que vem, esse mesmo projeto irá encaminhar para os outros comandos regionais. Isso irá impactar diretamente nas ações policiais, uma vez que as comunicações são criptografadas e está atendendo a legislação federal, que diz que nosso rádio tem que ser digital. O objetivo é deixar um legado para a segurança pública de Mato Grosso’, expôs Assis, em entrevista coletiva.

A estação base rádio (que é a repetidora) do sistema de radiocomunicação digital da Polícia Militar foi instalada na rua das Graviolas, no bairro Setor Comercial e os equipamentos são fornecidos por uma empresa da Espanha. O comandante do 3º Comando Regional e Coronel da Polícia Militar, Wesney de Castro Sodré, disse que “não é exagero em falar que estamos saindo da época das cavernas. Havia muita dificuldade em operar com sistema analógico, era muita interferência, dificuldade em entender o que a nossa central de operações queria transmitir para as viaturas. Hoje, fazemos entrega dessa comunicação moderna e atualizada que trará muitos benefícios para Sinop. Com o rádio conseguimos falar em Cuiabá e impede acesso de grupos criminosos que tinham acesso a nossa rede”.

O prefeito Roberto Dorner acompanhou a solenidade de entrega e destacou que “é uma coisa muito boa, a polícia tem que estar equipada não só com arma, mas também com meio de comunicação onde tenha segurança em conversar sem ninguém escutar. Até, hoje, os rádios que tinham eram de péssima qualidade e bandidos estavam escutando. O governo do Estado está dando condição de segurança para comunicação mais correta. Isso é o progresso”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE