As suspeitas de atos de vandalismo em torres de distribuição de energia, próximo a subestação da Cemat, em Sinop, ontem à noite, que causaram a falta de energia por cerca de 4 horas em aproximadamente 20 cidades do Nortão, devem ser investigadas pela polícia. Só Notícias apurou que a denúncia foi oficializada hoje pela manhã pela empresa que presta serviços para a Rede/Cemat e que providenciou o conserto do defeito ontem à noite e restabelceu o fornecimento de energia.
Alguns equipamentos, denominados cadeia de isoladores, que ficam no alto da torres, foram danificados e ao que tudo indica, a tiros. As torres em que ocorreram os problemas ficam em uma estrada rural, próximas da subestação da Cemat, em Sinop e distribuem energia para as cidades da região. A substituição de alguns equipamentos e reparos na rede começaram a ser feitos ontem à noite. O problema foi causado por volta das 18:15hs e a energia restabelecida às 23:30hs. Segundo a unidade da Cemat no município, não será necessário desligamento durante o dia.
No ano passado mais de 300 mil pessoas, em 30 municípios do Nortão, também ficaram cerca de 48 horas sem energia, após três torres do linhão serem derrubadas em Lucas do Rio Verde. Até hoje ninguém foi preso.
Leia também:
Vandalismo em Sinop causa blecaute em cerca de 20 cidades