O delegado da Polícia Federal em Mato Grosso, Renato Sayão, deve ouvir, em breve, os pilotos do jato Legacy, que se envolveu no acidente aéreo com o boeing da Gol, na região Norte do Estado, no dia 29 de setembro. Joseph Lepore e Jean Paul Paladino estão proibidos de sair do Brasil e tiveram os passaportes apreendidos por determinação da Justiça Federal de Sinop.
Conforme a Gazeta, as oitivas dos americanos serão marcadas após o delegado ter em mãos o conteúdo, em português, da caixa-preta do jato, cuja transcrição foi feita no Canadá. São mais de 100 folhas em inglês, com registros de conversa dos pilotos. Estas informações podem ajudar a PF a apurar as causas do acidente, que foi o maior da aviação brasileira, resultando na morte das 154 pessoas que estavam no boeing.
Os controladores de vôo que trabalhavam na torre de comando no dia do acidente já foram ouvidos pela Polícia Federal. Também devem depor os quatro controladores que trabalhavam na torre de Manaus. A Polícia Federal tem até o dia 13 de dezembro para concluir o inquérito.