A reunião entre produtores rurais, prefeitos de Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum, e o representante do Ministério da Agricultura, Silvio Farnese, e da Polícia Federal, em Lucas do Rio Verde, prossegue. O clima está tenso. Só Notícias apurou que a Polícia Federal ameaça retirar os maquinários dos produtores da BR-163, em cumprimento da liminar da Justiça Federal, determinando o fim do bloqueio na rodovia, que começou na segunda-feira nos municípios.
Os produtores estão tentando entrar com um instrumento de agravo, para suspender a liminar. O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, solicitou a PF que aguarde até terça-feira para cumprir a liminar, já que no dia está marcada uma audiência com o juiz federal Julier Sebastião, que determinou a desobstrução da rodovia. Caminhões carregados com grãos e insumos agrícolas estão sendo bloqueados nos municípios.
Os produtores também apresentaram ao assessor do Ministério da Agricultura, Sílvio Farnese, as reivindicações do setor, entre elas a mudança cambial para o dólar deixar de derrubar ainda mais os preços dos produtos, a redução dos preços dos combustíveis, conclusão imediata da BR-163, redução das taxas de juros e a definição do preço mínimo dos produtos agrícolas. Farnese apresentou a medida provisória da prorrogação de dívidas por mais um ano, que foi divulgada na última quarta-feira, e disse que o Governo está tentando a redução dos preços nos investimentos e custeio para a próxima safra, mas que isso depende da união de vários ministérios.
Os produtores, que estão cansados de promessas e da inércia do Governo, afirmam não parar o movimento enquanto medidas urgentes sejam tomadas. Muitos agricultores estão endividados e não conseguirão plantar na próxima safra. O encontro está sendo no gabinete do prefeito. A chegada de Farnese em Lucas do Rio Verde foi tensa. Produtores vaiaram e o assessor teve ser quer retirado do local do manifesto.