A Polícia Civil firmou parceria com a empresa Odebrech e a Associação Brasileira Terra dos Homens para ações preventivas e de enfretamento a exploração sexual de crianças e adolescentes, nos trechos com obras de duplicação de rodovias, executados pela empresa. A primeira reunião entre representantes da empresa e a Polícia Civil ocorreu, na semana passada, com presença da delegada regional de Rondonópolis, Divina Aparecida Vieira Martins da Silva, e a assistente social, Mônica Camolezi dos Santos Melo, e gestores municipais do projeto "Infância de Direitos".
As atividades da Polícia Civil em parceria com a empresa serão coordenadas pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, por meio da delegada Ligia Pinto da Silveira Avelar, para proteção aos direitos de crianças e adolescentes no contexto da violência e exploração sexual.
A delegada Divina Aparecida solicitou que além de Rondonópolis fosse acrescentado as trechos dos municípios de Jaciara, Juscimeira e São Pedro da Cipa, que estão na área de abrangência da Regional, para o trabalho voltado ao desenvolvimento de palestras orientativas aos funcionários da empresa e também repressivos nas localidade.
Levantamentos de ocorrências nas localidades, envolvendo trabalhadores das obras ainda será feitos e podem ser denunciados no serviço 197, da Polícia Civil.