A Polícia Civil deflagrou, esta manhã, a Operação Longa Manus para cumprimento de 55 ordens judiciais contra um grupo criminoso interestadual envolvido com tráfico de drogas. Foram cumpridos, simultaneamente, 13 mandados de prisões preventiva, 10 buscas e apreensões, 16 ordens de sequestro de valores e 16 medidas cautelares de quebras de sigilos em Tangará da Serra, Cuiabá, Várzea Grande, Juara e na cidade de Goiânia (GO).
A assessoria da Polícia Civil também informa que “os envolvidos são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e promover ou instituir organização criminosa. Em apenas seis meses, os envolvidos movimentaram cerca de R$ 13 milhões”.
As diligências iniciaram em março do ano passado, após a prisão de um dos integrantes do grupo pelo crime de tráfico de drogas. Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Civil identificou a existência de uma complexa organização criminosa, a qual se valia de empresas de fachadas para lavar o dinheiro proveniente do comércio de entorpecentes em Tangará da Serra.
As empresas de fachadas, dos ramos de joalherias e comércios varejistas de equipamento de comunicação e hortifrutigranjeiros, eram utilizadas para transformar o lucro do tráfico de drogas em valores provenientes de atividades legais. Em seguida, o dinheiro era destinado para membros da organização nas cidades de Cuiabá e Rio de Janeiro-RJ.
Participam do trabalho operacional 42 policiais civis das Delegacias de Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Juara, da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), além da Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.