A Polícia Militar deve iniciar, a qualquer momento, o cumprimento de um mandado de reintegração de posse, expedido pelo juiz Evandro Juarez Rodrigues, em uma fazenda de sete mil hectares, localizada às margens da BR-163, a cerca de cinco quilômetros do centro de Itaúba (96 quilômetros de Sinop). Um soldado da PM informou, ao Só Notícias, que a operação terá apoio da PM de Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte. A fonte policial não soube precisar, no entanto, quantos policiais serão enviados até o local.
Uma das lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Sérgio Teixeira, afirmou que teme um conflito. Isso porque, segundo ele, o movimento exige que seja disponibilizado um ônibus para transportar as famílias, principalmente crianças e idosos, para outra área. “Esta reintegração tem que ser feita conforme determina a lei, ou seja, tem que haver suporte para os acampados. O que a gente teme é que, se for para cumprir o mandado na base da brutalidade, pode haver algum tipo de reação”, explicou, complementando que está em Cuiabá, onde tenta negociar a situação com o comando da PM.
A PM não confirmou se enviará o ônibus solicitado pelo MST. A fazenda está ocupada pelo MST desde setembro. A liminar determinando a reintegração de posse foi expedida pelo juiz da Vara Única de Itaúba no início de novembro.
Em instantes, mais detalhes.