O prédio do Fórum da Comarca de Alto Taquari (509 quilômetros de Cuiabá) já era nomeado em homenagem à juíza Glauciane Chaves de Melo, mas ganhou um novo letreiro em sua fachada. A ação fez parte da campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desenvolvida em Mato Grosso, pelo Poder Judiciário em todas as comarcas.
Além disso, a unidade jurisdicional realizou um mutirão, a fim de dar celeridade ao julgamento de processos envolvendo violência doméstica, e a elaboração de projetos e o fortalecimento de vínculos com projetos sociais municipais já existentes, como o Projeto de Tênis Juíza Glauciane Chaves de Melo, que atende crianças da rede municipal de ensino.
A magistrada homenageada, vítima de feminicídio, foi morta a tiros pelo ex-marido, dentro de seu gabinete no Fórum de Alto Taquari, em junho de 2013. O projeto social leva seu nome porque foi criado por ela e estava em fase de implantação quando foi assassinada.
Foi a juíza Marina Dantas Pereira que percebeu que, apesar de o prédio ter o nome da juíza Glauciane, não havia nenhuma identificação. “O Fórum está com o nome da dra. Glauciane Chaves de Melo exposto, grande, para que todos saibam e não esqueçam o que aconteceu. E que a gente não deixe isso passar, que não tenha sido em vão. A violência doméstica é muito estrutural e muito institucional também. Ela não chega ao nível de agressão física tão rapidamente. Existem vários níveis de violência antes e elas acontecem de várias formas como na forma de violência psicológica, moral, sexual”.
A cerimônia para inaugurar o letreiro na fachada do Fórum foi prestigiada pelo procurador da prefeitura de Alto Taquari, Tiago Agricio Lizaldo Fagundes, o advogado Edson Roberto Castanho, representante da OAB-MT, pela presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Antônia Buscariol e todos os servidores da Comarca.