Dois policiais militares salvaram um bebê, de 1 ano, que se afogou, ontem, no centro de Barra do Garças (520 quilômetros de Cuiabá). O sargento Teles e o cabo Jacob realizaram os primeiros socorros quando perceberam a gravidade do caso, já que o menino tinha parado de respirar e começava a ficar roxo.
De acordo com o cabo, ele e o colega passavam pela rua ministro João Alberto, quando se depararam com uma aglomeração de pessoas. "Passávamos bem no momento. A mãe gritava que o menino tinha acabado de se afogar e percebemos que ele já começava a ficar roxo e mal respirava".
Imediatamente, os policiais iniciaram os primeiros socorros. O sargento colocou o menino ao chão, realizou massagem cardíaca e sopro nasal, com respiração boca-a-boca. "Ele expeliu cerca de 200 ml de água e voltou a respirar com dificuldade. Corremos até um hospital mais próximo e ele foi atendido pelo doutor Estênio".
Na unidade de saúde, a criança expeliu mais água e foi liberado cerca de uma hora e meia depois. "Ficamos muito felizes de ajudar. Temos filhos pequenos e quando vimos o menino que desfalecia ficamos emocionados".
A criança viajava com a família, de carro, de Goiânia para Sapezal. Eles pararam em Barra do Garças para descansar e se alimentar quando o menino, que tinha sido amamentado, se afogou ao ingerir água. "O pai estava muito emocionado e agradeceu".
Para os bombeiros, o ano será marcado pela lembrança de solidariedade ao ajudar o menino e a família.