PUBLICIDADE

Pesca fica proibida a partir de amanhã nos principais rios do Estado; PM inicia operação Piracema Sinergia

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria - atualizada 14:51h)

O Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar lança amanhã, às 9h, a operação Piracema Sinergiavisando intensificar a fiscalização e o patrulhamento nas três bacias hidrográficas do Estado para garantir que o período de defeso, dedicado para a reprodução dos peixes, seja respeitado. A operação segue até 31 de janeiro do próximo ano

As ações de fiscalização e patrulhamento nos rios de Mato Grosso contam com a intensificação no policiamento de combate ao transporte irregular de pescado e na verificação de estoques de recursos pesqueiros em restaurantes, pousadas e hotéis.

Todo o efetivo do Batalhão de Policiamento Ambiental da PM atuará na operação, por meio de barreiras terrestres, abordagens e patrulhamento fluvial nas bacias hidrográficas: Paraguai, Amazônica e Tocantins – Araguaia.

Em outubro, novembro e dezembro, a probabilidade de encontrar os peixes em atividade reprodutiva chega a 80%. Neste período os rios ainda estão com volume relativamente baixo de água e os peixes estão reunidos em cardumes para a migração, fator que aumenta a vulnerabilidade para a captura pela pesca depredatória.

Até 31 janeiro do ano que vem, é permitida a pesca amadora, dos ribeirinhos, que a cota diária de três quilos ou um exemplar de qualquer peso, por pescador para fins de subsistência, respeitado os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie. Fica proibido o transporte e a comercialização do pescado proveniente da pesca de subsistência

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE