O capitão da Polícia Militar Ambiental, Roosevelt Marcos da Silva Júnior confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que está aguardando o parecer técnico da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apontado se será ou não necessária a retirada de uma onça-pintada com filhote, flagrada por moradores em uma região conhecida como praia do Julião, nas proximidades do rio Paraguai, no centro de Cáceres (218 km de Cuiabá), no último final de semana.
“Estamos desenvolvendo uma estratégia para fazer a retirada do animal. Estamos orientando as pessoas para que não se aproximem do local por segurança. Essa ilha se formou em um braço do rio e a onça está isolada. Está sendo feito o planejamento de uma operação com médicos veterinários, biólogos e os bombeiros, mas antes precisamos desse parecer técnico para saber se será necessário fazer ou não essa captura”, disse o capitão.
A onça está há mais de seis dias na ilha e foi flagrada por visitantes ao menos três vezes tomando banho de sol.
Anteriormente, um soldado da PM Ambiental disse que o animal está acompanhado de um filhote. “Com a redução das chuvas se formam ilhas com jacarés e capivaras, isso acaba atraindo predadores”, disse.