A partir de hoje está proibida a venda de equipamentos de plugues e tomadas fora da padronização. Produtos dessa natureza que forem encontrados no comércio serão apreendidos pela equipe de fiscalização do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT). Além da padronização é obrigatório o Selo de Certificação do Inmetro. A resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), que trata do assunto, é válida para todo o país.
A fiscalização no segmento vem acontecendo desde o início do ano, tendo como alvo os plugues e tomadas vendidos isoladamente. Desde a época, os produtos fora do padrão estão sendo apreendidos. Em julho começa a apreensão dos equipamentos de plugues e tomadas que estiverem fora da padronização. Somente existirá um padrão de tomadas, sempre com três orifícios e dois padrões de plugues, um com dois pinos e outro com três pinos redondos. Esses pinos e orifícios das tomadas podem ser de dois diâmetros: com 4mm ou 4.8mm. O pino chato acabou.
Exemplo: os eletrodomésticos que necessitam de aterramento para promover a segurança elétrica, como acontecem com os refrigeradores, máquinas de lavar roupa com ciclo de lavagem a quente, aparelhos de ar condicionado e microondas, usam os plugues de três pinos.
Já os que operam com até 10 amperes usam o plugue com pinos de 4mm, enquanto aqueles que trabalham entre 10 e 20 amperes, como é o caso do secador de cabelo, usam plugues com 4,8mm de diâmetro.
O plugue novo/padronizado é sextavado e a tomada possui uma cavidade sextavada. Nesse caso a energização do pino só acontece quando ele estiver com a parte plástica totalmente inserida na cavidade da tomada, garantindo a segurança contra choque elétrico no ato da conexão do plugue na tomada.
Outra vantagem está associada ao desperdício de energia, uma vez que a conexão do pino padronizado na tomada é perfeita (há ajuste do pino no orifício da tomada eliminando os encaixes indesejáveis). "Ajuda a combater o desperdício de energia, diminuindo a perda causada pelo mau contato e pela dissipação de calor, responsável pelo superaquecimento do eletrodoméstico ou da instalação e até dos incêndios".
Outras informações com a equipe técnica do setor de Avaliação da Conformidade do Imeq-MT pelo telefone 3624-8785 ou diretamente no site www.inmetro.gov.br.
PADRONIZAÇÃO
Três critérios fundamentais foram adotados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a escolha do padrão: segurança, custo e adaptabilidade. O modelo escolhido atende a preocupação com a segurança dos usuários e das instalações. Com base em pesquisas, o melhor custo-benefício para os usuários e empresas impactadas e no quesito adaptabilidade foi pesquisado o modelo em que os padrões se adaptavam melhor à maioria das instalações já existentes.