Urnas foram instaladas em alguns pontos da cidade para votação do plebiscito popular sobre a proposta de reestatização da Companhia Vale do Rio Doce. Começou sábado, em todo o país, e segue até o próximo domingo. Entre os pontos de votação estão as igrejas São Cristóvão e São Francisco.
O votante tem que apresentar CPF ou RG. São quatro perguntas sobre a anulação ou não do leilão de privatização da Vale do Rio Doce, leiloada em maio de 1997, por R$ 3,3 bilhões. A companhia é a maior produtora de ferro mundial e a segunda maior mineradora do mundo em variedade de minérios.
Em Mato Grosso, o plebiscito é realizado em cerca de 50 municípios e a intenção é registrar 120 mil votos. O resultado da votação em todo o país deve ser divulgado em 25 de setembro.
Serão quatro perguntas:
1ª – Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce, patrimônio construído pelo povo brasileiro, foi fraudulentamente privatizada, ação que o governo e o poder judiciário podem anular. A Vale deve continuar nas mãos do capital privado?
2ª – O Governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da dívida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condições de vida e trabalho do povo brasileiro?
3ª – Você concorda que a energia elétrica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando até 8 vezes mais que as grandes empresas?
4ª – Você concorda com uma reforma da Previdência que retire direitos dos trabalhadores/as?