segunda-feira, 23/setembro/2024
PUBLICIDADE

Plataforma digital do Estado é premiada entre as mais inovadoras no Brasil

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Portal Unificado de Serviços “mt.gov.br”, gerenciado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), está entre os 15 projetos mais inovadores do Prêmio IBGP 10 Anos, realizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP). O evento recebeu a inscrição de outros 60 projetos de todo o Brasil. 

O instituto é um centro de treinamento focado na capacitação de gestores, auditores e técnicos do setor público brasileiro, com a premissa de colaborar com o aprimoramento da governança, por meio da formação de profissionais, do incentivo à pesquisa e da integração entre o mercado e entidades governamentais. 

O Portal de Mato Grosso foi selecionado na categoria ‘Soluções e Projetos em Governo Digital’ e será apresentado no 1º Congresso IBGP de Inovação Pública, que acontece no dia 2 de agosto, em Brasília. Os gestores dos 15 projetos premiados também participarão de uma capacitação sobre Inovação Pública, que acontecerá em setembro nos Estados Unidos. 

O site é uma iniciativa do Sistema de Governança Digital do Governo de Mato Grosso, coordenado pela Seplag e desenvolvido pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). O objetivo é integrar todos os serviços do Governo em um só lugar por meio da Carta de Serviços ao Usuário, sempre pensando no ponto de vista do cidadão e seus temas de interesse.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, a Pasta está trabalhando constantemente para oferecer melhorias no acesso à informação de acordo com as necessidades dos cidadãos. “Nosso esforço constante é colocar em ação o tema do empoderamento digital cada vez mais nas práticas públicas, seja por meio dos serviços ou através da tecnologia da informação. O Portal é uma das iniciativas que o Governo vem adotando, assim como o Aplicativo MT Cidadão. Em breve, outros serviços também serão disponibilizados de forma digital à população. Este é o caminho necessário para construirmos uma sociedade inclusiva e democrática, e também para estreitarmos as relações do Governo com o cidadão”, ponderou. 

O Secretário Adjunto de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão, que é o gestor responsável pelo Portal, destacou que o objetivo final é facilitar o acesso dos cidadãos mato-grossenses aos serviços do Poder Executivo Estadual.  “O Governo do Estado de Mato Grosso tem pensado em melhorias para ofertar serviços de qualidade para o cidadão, seguindo as boas práticas internacionais de governança digital. O principal ambiente de interação do Governo com a população é a internet, então estamos abrindo as portas para a digitalização e a simplificação dos serviços num espaço virtual unificado e de fácil acesso para o cidadão”, comentou.

A solução tem uma abrangência que extrapola os limites do Poder Executivo estadual. Além da integração entre bases de dados e sistemas na Plataforma de Governo Digital de MT, o Portal “mt.gov.br” também pode disponibilizar serviços digitais de entidades de quaisquer Poderes ou entes federativos, ou mesmo da iniciativa privada. A ideia é promover um ambiente virtual cada vez maior e mais integrado para o cidadão mato-grossense. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista morre ao capotar carro na rodovia em Nova Mutum

O acidente de trânsito envolvendo um Ford Fiesta ocorreu,...

Caminhão pega fogo em pátio de empresa no Mato Grosso

Uma Scania Tractor 114 340 branca foi consumida pelas...

Sepultado homem vítima de afogamento em balneário no Nortão

O sepultamento de pescador Sirval Lemes da Silva, de...
PUBLICIDADE