Representantes do Instituto Ação Verde, Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e da Agricultura discutiram, esta tarde, a recuperação de mata ciliar em 200 quilômetros às margens do rio Teles Pires, nos municípios de Sinop, Sorriso e Itaúba. Uma das alternativas que está sendo analisada é plantar 200 mil mudas de espécies nativas como o Cedro, Itaúba e Champagne.
A parceria analisada é que as mudas seriam cultivadas no viveiro municipal e, posteriormente, plantadas. Um levantamento do Ação Verde, segundo a prefeitura, apontou que Sinop tem aproximadamente 90 hectares degradados. Em Sorriso, o tamanho da área seria maior. Não foram disponibilizados mais dados sobre o estudo.
Também participaram da reunião representantes da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras), Sindicato Rural, Ibama, Sema e Ministério Público. A prefeitura de Sinop manifestou apoio ao projeto.
Ainda não foi apresentado um cronograma com previsão de quanto iniciaria o reflorestamento e quantas mil mudas seriam platandas na primeira fase, bem como o montante a ser investido.