PUBLICIDADE

Plano de segurança para revezamento da tocha em MT é concluído

PUBLICIDADE

Uma ampla ação integrada de segurança pública será colocada em prática durante a passagem do revezamento da tocha olímpica em Mato Grosso, entre os dias 23 e 24 deste mês. O trabalho está detalhado no “Plano Tático Integrado de Segurança da Tocha”, documento que teve sua versão final entregue, ontem, ao secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas.

Produzido ao longo de dois meses por uma comissão que reuniu entidades e órgãos de segurança dos três níveis de governo, o documento será encaminhado agora à Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Governo Federal. “Este trabalho só foi possível graças a uma união de esforços”, disse o coordenador estadual da Operação Revezamento da Tocha, coronel Marcos Roberto Weber Hübner, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/Sesp).

Em Cuiabá e Várzea Grande, o evento será realizado no dia 23. Ao todo, 136 pessoas irão conduzir a chama olímpica por um roteiro que inclui as principais avenidas das duas cidades e termina na Arena Pantanal.

O governo decretou ponto facultativo no funcionalismo estadual. “O envolvimento de todos foi muito importante no planejamento e, no dia do evento, será ainda mais decisivo para que tenhamos sucesso na missão”, afirmou o secretário Rogers Jarbas.

O plano define responsabilidades específicas e compartilhadas, protocolos de ação e também possíveis cenários de risco identificados por meio dos serviços de inteligência. “O monitoramento será constante para que possamos agir de forma preventiva e agir rapidamente em qualquer eventualidade”, relatou o Secretário Adjunto de Integração Operacional, Rhaygino Setúbal.

No segundo dia do evento, a tocha será levada a alguns dos principais pontos turísticos de Chapada dos Guimarães, Nobres e Poconé.

O revezamento começou no último dia 21 de abril na cidade histórica de Olímpia, na Grécia, exatamente 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro.

De lá, a chama Olímpica viajará até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio, sua parada final.

O revezamento começa no dia 3 de maio e termina na abertura dos jogos, em 5 de agosto, no Maracanã. No Brasil, serão percorridos 20 mil quilômetros por rodovias e 10 mil pelo ar. A Força Nacional vai acompanhar o percurso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai no Nortão e piloto morre

Uma aeronave de pequeno porte agrícola caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE