Sorriso é um dos 12 municípios que terá audiência pública para discutir a elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS). O debate que auxiliará na elaboração do plano será amanhã, às 18h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial e reunirá representantes de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Ipiranga do Norte e Itanhagá.
A última audiência será terça-feira (30), em Cáceres, mas o debate do plano já ocorreu em Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Vila Rica, Tangará da Serra, Juara, Juína, Diamantino, Alta Floresta. Hoje está sendo feito em Sinop.
O plano estadual de habitação é promovido pelo governo estadual e pretende definir ações necessárias para o acesso a moradias dignas para a população de baixa renda em todo Estado. Por isso, é necessário detectar as necessidades dos 141 municípios matogrossenses, os quais também são obrigados a criar os planos locais de habitação e aprovação dos Fundos Municipais de Habitação.
Desde 2003 já foram construídas mais de 60 mil no Estado, por meio de parcerias com o governo federal e prefeituras, por meio de vários programas.