O Plano Municipal de Arborização Urbana de Sinop foi aprovado em uma audiência pública, ontem, na câmara municipal. O plano passa a ser, a partir de agora, a ferramenta da gestão municipal para proteger, preservar e planejar a vegetação urbana do município dos próximos 20 anos.
Conforme o plano, entre as prioridades de início imediato que devem ser realizadas dentro de um a três anos, estão promover o plantio mínimo de 1 mil novas mudas de árvores por ano e remover e substituir árvores em decomposição.
No último sábado, a secretaria fez um mutirão e plantou 400 árvores na avenida André Maggi. “Agora a próxima avenida a ser realizado, isso vai ser a avenida das Acácias, onde vão ser retiradas algumas árvores adultas que estão em contato com a fiação e substituídas por árvores adultas de menor porte”, explicou Aline Magioni, gestora de projetos da secretaria de Meio Ambiente.
As demais prioridades consistem em realizar a poda de 100% das árvores que possuem contato direto com edificações e fiações, avaliar e indicar o tombamento de árvores como patrimônio histórico cultural ou novas espécies imunes de corte, atualizar anualmente o banco de dados da arborização urbana e realizar manutenções arbóreas anuais como adubações e controle de pragas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.