Integrar o planejamento da Segurança Pública dos estados que irão sediar os jogos da Copa do Mundo com as diretrizes do Governo Federal. Esse é o principal objetivo da visita da Caravana da Segurança nas 12 cidades que irão sediar os jogos do mundial esportivo este ano. Ontem, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, recebeu a visita da comitiva composta por integrantes das forças armadas, Ministério da Defesa, Ministério da Justiça, Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, Casa Civil da Presidência da República, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Federal, entre outras forças.
De acordo com o general do Exército Brasileiro e chefe da segurança da copa, Jamil Megid Júnior, na visita, os órgãos federais se reúnem para interagir com o planejamento que está sendo feito em cada estado, com a segurança local, forças armadas, área de Inteligência e Defesa Civil. “O que estamos fazendo é buscar equacionar o planejamento do apoio federal com as instituições estaduais e municipais, na busca da integração de esforços”, destacou o general.
Presente no evento, o governador Silval Barbosa enfatizou que existe uma preocupação muito grande do governo federal em relação à Copa, que envolve todo o sistema de segurança do Brasil em cada cidade sede, mas que Mato Grosso está tranquilo em relação a questão da segurança para o evento copa, desde as tecnologias, o efetivo que será ampliado, até a estrutura que já existe de Inteligência.
O coordenador da Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, Humberto Freire, lembrou que, desde 2012, foram criadas comissões estaduais de segurança pública e Defesa Civil, e que agora o Governo Federal está se reunindo com toda a equipe para integrar os planejamento em cada estado no âmbito federal. “A meta é iniciarmos uma preparação conjunta até o início da Copa”, falou.
Cuiabá é a 10ª cidade-sede a ser visita pela caravana da segurança. Após conhecerem o planejamento da Segurança de Mato Grosso, a caravana seguiu até o prédio da Secretaria de Segurança Pública onde conheceu o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, a maior e principal obra da segurança para Copa do Mundo. A equipe também viu o funcionamento dos Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e da Plataforma de Observação Elevada (POE), duas importantes tecnologias que serão usadas durante os dias de jogos em Cuiabá.
Desde 29 de janeiro, a caravana visita as cidades que irão sediar os jogos da Copa do Mundo, verificando as ações de segurança para o Mundial, que acontecerá de 12 de junho a 13 de julho.
PUBLICIDADE
Planejamento integrado é foco da segurança para copa em Cuiabá
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE