Sinop deverá ter nos próximos meses uma pista para treinamento e exame prático de direção veicular para aquisição de carteira de habilitação, já que atualmente o local, cedido pela prefeitura, não tem condições de utilização no período chuvoso, por não ser asfaltado. Além disso, no período de seca, o que prejudica é o excesso de poeira.
A solicitação de construção da pista é do deputado Mauro Savi (PR). De acordo com o presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Teodoro Moreira Lopes, a prefeitura já sinalizou a doação de uma área e a obra será feita por meio de um convênio entre Detran e Centros de Formação de Condutores (CFCs).
De acordo com o examinador de trânsito da Ciretran de Sinop, Pedro Birk, o município precisa de uma pista asfaltada para a realização de testes práticos referente ao exame de direção veicular para aquisição de carteira de habilitação. "Pista asfaltada será bom para todos, Autoescolas, Alunos e Examinadores", argumenta o examinador.
"Estamos satisfeitos com a compreensão da prefeitura de Sinop e do Detran no sentido de viabilizar uma pista com total infraestrutura o mais rápido possível. Sabemos que a qualidade do treinamento interfere diretamente na qualidade dos futuros motoristas", destacou o parlamentar.
Outra reivindicação que chegou ao parlamentar, e que deverá ser atendida em breve, é sobre a liberação de perícia médica em Sinop devido ao elevado número de habitantes e da dificuldade de deslocamento até a capital (distante 500 km). "Temos muitos casos de portadores de necessidades especiais que acarretam em gastos indevidos aos usuários para deslocar-se à Cuiabá para realizar o exame de aptidão física e mental", explicou Pedro Birk.
Conforme Birk, a liberação da perícia no município é essencial para suprir a demanda regional. Ele também destaca que atualmente Sinop conta com seis médicos credenciados e três psicólogas.
"Já entrei em contato com o presidente do Detran e ele me assegurou de que é possível sim atender a essa solicitação também. Sinop é um município pólo e a liberação da perícia médica na cidade sem dúvida vai facilitar a vida dos futuros motoristas", ressaltou o deputado Mauro Savi.