O deputado Dilmar Dal"Bosco (DEM) pretende incluir a Piraíba (Brachyplathystoma filamentosum) no rol de peixes em extinção no Estado de Mato Grosso. A medida consta em um projeto de lei de autoria do parlamentar. Da família dos bagres, a piraíba figura entre as maiores espécies de água doce no país e pode ser encontrado nos rios da Bacia Amazônica e na região do Araguaia – Tocantins.
Dal"Bosco argumenta que nos últimos anos houve uma diminuição acentuada da espécie em alguns locais da bacia amazônica, em especial nos rios que cortam o norte mato-grossense. Na bacia do Tocantins-Araguaia, a piraíba é protegida, segundo normas da Portaria n° 3, de 2 003, da Agência Ambiental de Goiás.
"Os peixes gigantes, que habitam em água doce, estão em extinção no mundo todo, inclusive no Brasil. Quando criança, me lembro de encontrar piraíbas gigantes nos rios do Nortão. Hoje, dificilmente se pesca essa espécie, e quando se tem a sorte, encontra-se apenas peixes pequenos, nada que se compare ao seu tamanho original", lamentou Dilmar.
O piraíba, também conhecido por tubarão de água doce, é a maior espécie encontrada nos rios brasileiros, podendo chegar a mais de 3,5 metros de comprimento e pesar mais de 270 quilos. É um tipo de peixe que continua a se desenvolver ao longo da sua vida.
"Para crescer tanto, ele teria de viver muitos anos, o que não ocorre hoje em dia, por causa da intensa atividade pesqueira – onde se utilizam técnicas que incluem linhas muito compridas e redes. Outro fator que precisa ser considerado, é que trata-se de um peixe muito apreciado gastronomicamente", concluiu o democrata.
A piraíba é um bagre de corpo roliço e hábito noturno. Sua alimentação consiste na caça de pequenos bagres de outras espécies, caranguejos e répteis. Na época da reprodução, ela é capaz de migrar 4 mil quilômetros para encontrar o local ideal para lançar seus ovos.